Em primeiro lugar obrigado pela visita ao blog e pela leitura deste primeiro artigo. Gostava de vos falar sobre o treino cardiovascular com o objectivo de redução de peso/massa gorda. As pessoas que conhecem o meu trabalho sabem que sou um adepto ferveroso do Treino Intervalado, em baixo deixo a minha opinião:
Nos dias que correm as pessoas têm cada vez menos tempo (e paciencia) para treinar. Correr durante uma hora pode tornar-se penoso e para além disso... entediante.
E então porque não realizar-se um treino onde percamos menos tempo e queimemos mais calorias?
O treino intervalado vem ao encontro disto pois alterna fases de intensidade leve a moderada com fases intensas. Este intervalo permite ao nosso organismo treinar o sistema de recuperação várias vezes ao longo do treino e não apenas no final do treino como acontece com o treino contínuo. Após semanas de treino intervalado, a elevação repetida do débito sistólico máximo resulta num aumento da capacidade do sistema aeróbio.
É esta prioridade dada ao sistema anaeróbico que promove a maior queima de gordura.
Outra das vantagens em relação ao treino contínuo prende-se com o aumento do metabolismo. Com o treino continuo existe a queima de calorias mas apenas enquanto se realiza o exercicio. Quando paramos de correr regressamos ao nosso "metabolismo normal" do dia-a-dia. Enquanto que no treino intervalado este proporciona um aumento do metabolismo basal, ou seja, queimaremos calorias mesmo após a realização do exercício (sim... você estará em casa, já com o seu banho tomado e a preparar o jantar e ainda está a queimar calorias).
Se o atleta também pratica musculação é importante que o treino cardiovascular ajude a queimar massa gorda preservando a sua massa muscular. Neste caso o treino intervalado volta a ganhar pois sendo mais curto previne o aparecimento do Cortisol. O Cortisol é uma hormona que quando produzida pelo nosso organismo irá "comer" a massa muscular do atleta. Se o treino cardiovascular for de curta duração mas intenso, esta hormona não irá entrar em funcionamento.
Conclusão: Na minha opinião o treino cardiovascular intervalado é o caminho a seguir em relação a perda de peso em comparação com o treino cardiovarcular continuo porque:
- Aumenta o metabolismo basal (que fará com que o atleta queime mais calorias ao longo do dia)
- É Rápido! em 30 minutos queimará mais calorias que 1 hora de treino continuo (Prevenindo o aparecimento de hormonas catabolizantes e deixando mais tempo para desfrutar a sua vida)
- Aumenta a sua capacidade cardiovascular de forma mais acentuada devido às constantes alterações de débito sistólico
- É mais motivante! Um treino curto que o obrigue a estar sempre em variações de velocidade é sempre mais motivante que passar 1 hora a correr na passadeira.
Bruno Campos
po gostaria de treinar assim, exatamente para queimar apenas gordura, e acabar com a monotonia de correr e correr somente . . . tem algo que pode me ajudar meu email fonicarinha@hotmail.com
ResponderEliminar