segunda-feira, 28 de maio de 2012

A História do Manel!

Peço desculpa pela ausencia de posts mas tenho andado como devem imaginar, imenso ocupado. Mas o que é certo é que estou de volta! E estou de volta para vos contar uma história.

Esta é a história do Manel, ou do João ou do Joaquim. É a tua história...

O Manel era aquele rapaz que se entusiasmava rapidamente com alguma coisa como frequentar um ginásio ou ter um relacionamento ou arranjar um emprego... mas esse entusiasmo passava-lhe rápido.
Até que um dia foi a uma dessas Palestras de Auto-ajuda e Motivação para a vida que costumam ter lugar em Hoteis e ficou completamente pasmado com o que ouviu. Um Homem de 30 e poucos anos, que em tudo o que se "meteu" na vida tinha tido sucesso. Tinha um casamento feliz, o seu emprego de sonho, o corpo que sempre quis e ainda tempo para "gozar" a vida viajando, saindo, vendo o seu clube preferido jogar etc.

Quando acabou a palestra o Manel foi falar com o orador e perguntou-lhe... "como é que você consegue?".

O orador disse-lhe então para aparecer no dia seguinte na Praia em frente ao Hotel às 6 da manhã. Deixa-me ser o teu mentor e mostrar-te-ei como o fazer.

Quando chegou à praia eram 6h e 30m...

Mentor: Estás 30 minutos atrasado...
Manel: Peço desculpa estive a...
Mentor: Não me interesso por justificações...
Manel: Peço desculpa...
Mentor: Vem comigo até à agua...
Manel: Epah! Não posso... tou de sapatos depois molho os pés e...
Mentor: Faz o que eu te digo...

Ao entrarem na àgua o Manel recua...

Manel: Epah! nem pensar... a àgua está gelada!
Mentor: Faz o que eu te digo e avança!

Foram avançando pelo mar dentro até que o Mentor diz:

Mentor: Mergulha!
Manel: Epah isso não! acabei de me pentear e não quero molhar o cabelo...
Mentor: Faz o que eu te digo!

O Manel mergulha já numa zona onde "não tinha pé" e o Mentor mergulha com ele. Quando ambos estão debaixo de àgua o Mentor agarra-o pela cintura não deixando o Manel retornar à superficie. O Manel esperneia tentando libertar-se do Mentor mas parecia uma tarefa impossível perante os braços musculados do seu mentor à roda da sua cintura. Em desespero e já sem ar o Manel lança-se num ultimo esforço pela vida pontapeando o mentor e conseguindo libertar-se. Quando chega à superficie respira finalmente uma golfada de ar mas ainda ofegante. O mentor chega também à superficie...

Manel: Você está maluco!! Ia morrendo lá em baixo...
Mentor: Pois ias.
Manel: Então mas para que foi isso?!!?!??
Mentor: Para que tu percebas!
Manel: Perceber o que?!
Mentor: Para perceberes que chegaste 30 minutos atrasado e inventaste desculpas, não querias entrar dentro de àgua e arranjaste mais desculpas, não querias mergulhar inventando desculpas. No entanto pela primeira vez, quando viste a tua vida ameaçada lutaste! Lutaste como um guerreiro! Lutaste como nunca lutaste antes! Pela primeira vez na tua vida deste 100% em algo e saiste vitorioso! Nunca mais investes desculpas! Ama a tua mulher como no dia em que te apaixonaste por ela, Treina como se fosse o ultimo treino e dedica-te ao teu emprego como se 1000 pessoas dependessem de ti!

6 comentários:

  1. Interessante... muito interessante. Mas pergunto-me, sabe mesmo o que sente uma pessoa obesa? Gorda? Que não consegue emagrecer de forma nenhuma??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Consigo perceber e daí o meu trabalho ter uma componente psicológica muito grande. Se não consegue emagrecer isto pode suceder por vários motivos sejam eles a alimentação, o treino, a disposição psicológica ou a nível hormonal etc. Existem enúmeros factores que podem influenciar o facto de uma pessoa não conseguir baixar o seu peso o que irá resultar numa baixa auto-estima. Terei muito gosto em poder ajuda-la no que for necessário pois às vezes é apenas necessária uma pequena alteração destes factores para que tudo encarrilhe e comecemos a viagem em direcção ao bem-estar. Muito boa sorte e estou aqui se precisar de tirar alguma dúvida ou colocar alguma questão ou simplesmente para falarmos sobre essa dificuldade em perder peso. Os melhores cumprimentos e obrigado por seguir os meus posts!

      Eliminar
  2. Não me intreprete mal... só queria dizer que não é legitimo para quem não passou por isso falar do assunto com alguma leveza. Eu gostei do seu blog e da sua postura. Mas sabe... sempre fiz desporto e cuidei do meu corpo e engordei de repente e sem querer. Obvio que sou eu a culpada e falta-me a força de vontade, o click o incentivo... E Custa-me perceber que a maioria dos pts e ginásios vêm este problema como uma oprtunidade de negócio...Obrigada por ter respondido e desculpe se fui pouco simpática

    ResponderEliminar
  3. Não a interpretei mal, eu percebi o que quis dizer. Se calhar eu é que fui mal interpretado quando me ofereci para falar consigo ou para dar algum tipo de conselho ou termos algum tipo de conversa pois, apesar de realizar esta actividade profissional, ofereci-me voluntariamente e como tal sem encargos financeiros, para a ajudar. É nesse click de incentivo que a Senhora precisa que eu estava na disposição de ajudar. Como já trabalhei com muita gente com excesso de peso sei que cada pessoa é uma pessoa individual e como tal o facto de ter engordado pode ter a ver com as mais diversas razões. Eu falo deste assunto com naturalidade pois a maior parte das pessoas centram-se muito no problema e não na resolução. Eu centro-me na resolução do problema e tento mostrar às pessoas o quão simples e até divertida a perda de peso pode ser. Quando digo simples não digo fácil. Acho que o primeiro passo é passar a ver-se como gostaria de ser e não como é. Volto a repetir que para o que precisar eu estarei aqui para ajudar!

    Os melhores cumprimentos e Força!

    ResponderEliminar
  4. Acredite em mim... eu visualizo-me muito mais vezes magra do que gorda. E acho que não precisa de me tratar por senhora :) aceito a sua ajuda com todo o gosto porque toda a ajuda é bem-vinda. Mas não critico de todo a forma como as pessoas ganham a vida e compreendo que esta seja a sua. Talvez eu esteja apenas calejada de tanta coisa que vejo. Desculpe-me

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então faça-me um favor. Aliás... dois! mude o seu nickname de A Gorda para outra coisa qualquer. A mudança começa nestas pequeninas coisas. Depois, eu tratei-a por senhora pois não chegou a apresentar-se... não sei o seu nome e como quero fazer parte da solução e nao do problema e também como não gostava de a tratar por "A Gorda" decidi tratar por senhora que sempre é mais carinhoso. Infelizmente o meu do Fitness e Exercício Físico está repleto de aldrabões e pseudo-entendidos. Normalmente quanto maior é o ginasio (Holmes Places, etc) mais mão de obra barata contratam e por isso... pior a qualidade. É como eu lhe digo, eu sei o que estudo, o que estudei, e os meus clientes têm resultados talvez por eu encarar a realidade de uma maneira um pouco diferente da maioria e essencialmente apesar de "viver disto" não estou no ramo pura e simplesmente por dinheiro. Dessa forma gostava que me mandasse um email para brunomscampos@gmail.com com todos os seus dados desde idade, profissão, actividade física anterior e actual, dieta actual, peso, altura etc etc etc. Tudo o que se lembrar e que ache relevante envie-me que eu farei uma análise e dar-lhe-ei alguns conselhos. Tudo apenas pelo gosto de ajudar e sem qualquer encargo financeiro. Obrigado por continuar ligada e mais uma vez obrigado por seguir como leitora do meu blog. Os melhores cumprimentos

      Eliminar